INTRODUÇÃO
A
educação em tempo integral já se descreve como uma realidade em algumas
unidades educacionais públicas brasileiras e caracteriza-se pela ampliação da
carga horária dos alunos na escola. Apresenta-se, neste trabalho, uma reflexão
sobre as características, desafios e contribuições desse novo modelo de
educação que é o ensino em tempo integral.
O
Programa Mais Educação é uma iniciativa do governo federal como estratégia de
promover a educação integral no Brasil. A oportunidades educativas em benefício
da melhoria da qualidade da educação dos alunos brasileiros. Segundo a Lei de
Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDBN/1996, a Educação Integral é o
aumento progressivo da jornada escolar na direção do regime de tempo integral,
valorizando as iniciativas educacionais extraescolares e a vinculação entre o
trabalho escolar e a vida em sociedade.
DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA EDUCAÇÃO EM
TEMPO INTEGRAL
Entende-se que concepção de
estabelecer uma política de Educação Integral a partir dos baixos índices da
educação básica. Surgiu, pois, da necessidade de lapidar a qualidade da
educação, diminuindo o fracasso escolar e proporcionando às crianças e jovens
novas expectativa de se desenvolverem. É um novo desafio para a educação
pública brasileira, levando em consideração que se vivenciam tempos de
mudanças. Além disso, há que se considerar a complexidade da vida social
contemporânea e as muitas e diferentes crises diferentes características que
mover-se a educação em nível nacional. Sendo assim, a possibilidade de se
desenvolver este projeto nas escolas públicas encontra algumas limitações que
dificultam o processo.
Compreende-se
aos poucos a realidade da educação pública no Brasil começa a mudar. Muitas
escolas brasileiras já oferecem a opção do período integral, um alívio para os
pais, que cada vez mais precisam trabalhar o dia todo e não conseguem dar o
suporte que os filhos precisam para serem bem sucedidos nos estudos.
Acredita-se que os alunos, passando mais tempo na escola, têm a possibilidade
de receber um apoio pedagógico, orientação educacional e usufruir de toda a
estrutura da escola.
Com
a modernidade, a rotina familiar mudou. Em muitas famílias os adultos trabalham
o dia todo e é difícil ter um lugar para deixar as crianças. Com o período
integral, as crianças estão seguras na escola, aprendendo novas coisas,
expandindo seus conhecimentos, melhorando o rendimento escolar, o que contribui
para aumentar a qualidade de vida. Dentro da escola, os alunos estão livres da
criminalidade das ruas. A escola assumiu uma diversidade de funções e, assim,
houve um aumento de atividades e a incumbência para os professores. No entanto,
tais modificações não vieram acompanhadas de melhorias nas condições de
trabalho docente, tais como investimentos na remuneração e adequações
necessárias. Por isso, os educadores encontram-se frustrados pela
intensificação e precarização do seu trabalho. Deles, são exigidas muitas
competências que, às vezes, estão para além de sua formação.
Por fim a educação é um fator fundamental para
se melhorar a sociedade em que vivemos, portanto fazem-se necessários investimentos
públicos nesse campo, o Programa de Educação Integral é uma inovação que
contribui para que seja oferecido um ensino de qualidade, com o objetivo de oferecer
às crianças e jovens das escolas públicas mais contato com a arte, o
conhecimento e a cultura.
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