segunda-feira, 2 de maio de 2016

Educação em Tempo Integral

                                          
Olá queridos leitores :D

Iniciaremos nossas postagens trazendo uma introdução do tema central, começando pela Educação Integral para entender um dos mais discutidos temas da atualidade, a  Educação em Tempo Integral.

Introdução 

A concepção de Educação Integral foi introduzida no Brasil na primeira metade do século XX, por educadores de matrizes político-ideológicas diversas,anarquistas,integralistas, representados na pessoa dePlínio Salgado,católicoseeducadorescom ingerência política, comoAnísio Teixeira, responsável pela implementação do primeiro projeto de educação integral brasileiro, em Salvador, Bahia, na década de 1950, o Centro Educacional Carneiro Ribeiro. 
Propondo uma síntese para as reflexões aqui apresentadas, podemos dizer que a concepção de educação integral de Anísio tem, como uma de suas bases, a formação para o progresso, o desenvolvimento industrial, caracterizando-a assim pelos aspectos político-desenvolvimentistas. Se comparado às duas outras matrizes aqui expostas, podemos inferir que as concepções de educação integral apresentadas fundamentam-se em princípios político-ideológicos diversos; porém, mantém naturezas semelhantes, em termos de atividades educativas.  
A educação em tempo integral é importante para a oferta de uma educação de qualidade para todos cidadãos. Só faz sentido pensar na ampliação da jornada escolar, ou seja na implantação de escolas de tempo integral, se considerarmos uma concepção de educação integral com a perspectiva de que o horário expandido represente e situações que promovam aprendizagens significativas e emancipadoras. 
A educação em tempo integral é para desenvolver os alunos de forma completa, em sua totalidade, muito mais do que o tempo em sala de aula, a educação integral reorganiza espaço e conteúdos. Enquanto concepção teórica, a educação integral prevê a formação mais integral possível do sujeito, isto é, a oferta de oportunidades de acesso às várias instâncias culturais da sociedade e a visão do ser humano como um ser composto por diversas camadas inter-relacionadas que dizem respeito não apenas àcognição, mas à emoção, subjetividade, desejos, inteligibilidade, sociabilidade, entre outras. 

                                         
 Conceito de educação integral 

O conceito de educação integral vai além dos aspectos da racionalidade ou cognição. Ele dá importância também ao olhar, às artes, à estética, à música, significa desenvolver as dimensões afetivas, artísticas, espirituais, os valores, a saúde, o corpo. O ponto principal que o envolve tem a ver com uma outra lógica de aprendizagem. A gente não aprende só na escola, adquirimos cada vez mais conhecimento durante toda a vida.  A relação que a educação integral tem com o espaço e o tempo é diferente da forma tradicional de educação que vemos na maioria das nossas escolas públicas. 
Para que seja plenamente trabalhada, a escola deve levar em conta a necessidade de ter mais tempo e mais espaços de aprendizagem. Mas, o maior desafio é trabalhar justamente com esse tempo adicional. Na educação integral, não basta aumentar o tempo do aluno na escola de quatro para sete horas por dia, algo que acontece de forma corriqueira hoje. Ter mais tempo exige ter mais planejamento pedagógico para aproveitar de forma mais transversal esse tempo. 
Os docentes poderiam a partir de hoje estimular ainda mais a curiosidade dos alunos. Eles precisam trazer a vida dos estudantes e da comunidade para dentro da sala de aula e de outros espaços de aprendizagem. 
Atividades práticas envolvendo a articulação de várias disciplinas também são um caminho. A educação integral se cristaliza dessa forma, ensinando por meio da dança, da música, trabalhando com a memória e propondo sempre a participação ativa dos sujeitos. 



Fontes:
www.educacaopublica.rj.gov.br/biblioteca/educacao/0417.html
porvir.org/a-educacao-integral-deixa-escola-mais-humana/
pt.wikipedia.org/wiki/Educa%C3%A7%C3%A3o_integral

Postagem de Érica Isabel
  

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