Apresentar
o programa de escola de tempo integral de São Paulo
Em
dezembro de 2005 foi instituído o Projeto da Escola de Tempo Integral na rede
Estadual de Ensino de São Paulo por meio da Resolução SEE/89, de 09 de dezembro
de 2005 que estabelece no seu artigo primeiro: Fica instituído o Projeto Escola de
Tempo Integral com o objetivo de prolongar a permanência dos alunos de ensino
fundamental na escola pública estadual, de modo a ampliar as possibilidades de
aprendizagem, com o enriquecimento do currículo básico, a exploração dos temas
transversais e a vivência de situações que favoreçam o aprimoramento pessoal,
social e cultural.
No ano de 2006, foram
implantadas mais de 500 Escolas de Tempo Integral (ETIs), no ensino fundamental
da rede pública estadual.
O Projeto Escola de Tempo
Integral tem como objetivos:
I - promover a permanência do educando
na escola, assistindo-o integralmente em suas necessidades básicas e
educacionais, reforçando o aproveitamento escolar, a autoestima e o sentimento
de pertencimento;
II - intensificar as
oportunidades de socialização na escola;
III - proporcionar aos alunos alternativas de
ação no campo social, cultural, esportivo e tecnológico;
IV - incentivar a participação da comunidade
por meio do engajamento no processo educacional implementando a construção da
cidadania;
V - adequar as atividades educacionais à
realidade de cada região, desenvolvendo o espírito empreendedor.
O Projeto prevê,
inicialmente o atendimento às escolas da rede pública estadual de Ensino
Fundamental, inseridas, preferencialmente, em regiões de baixo IDH - Índice de
Desenvolvimento Humano - e nas periferias urbanas.
Para fazer parte do
projeto, as escolas precisam atender aos seguintes requisitos:
·
Espaço
físico compatível com o número de alunos e salas de aula para funcionamento em
período integral
·
Intenção
expressa da comunidade escolar em aderir ao Projeto, aprovado em reunião do
Conselho de Escola.
As escolas que adotaram a
proposta curricular das Escolas de Tempo Integral passaram a funcionar com a
jornada de nove horas diárias, composta por disciplinas da Base Nacional Comum
e por Oficinas Curriculares.
Segundo as Diretrizes da escola de tempo integral: a Escola de Tempo Integral está
assentada, na sua concepção filosófica, sobre um tripé que a fundamenta. O
século XXI representa a Era da Informação e do Conhecimento. Para conduzir as
novas gerações rumo a essa magnífica aventura, é necessário que desenvolvamos,
junto aos alunos, projetos consistentes e que abordem três diferentes
categorias de habilidades: cognitiva, social e emocional. (2006,
p.5).
Nesse sentido, o
desenvolvimento dos conteúdos e das atividades propostas não deveria ser
descontextualizado, limitado a “um conhecimento memorizado e vazio”. (
2006,p.5).
As Oficinas Curriculares
foram incluídas com os seguintes objetivos:
·
Educar
e cuidar da construção da imagem positiva do aluno,
·
Atender
às diferentes necessidades de aprendizagem,
·
Promover
o sentimento de pertinência e o desenvolvimento de atitudes de compromisso e
responsabilidade para com a escola e com a comunidade, instrumentalizando-a com
as competências e habilidades necessárias ao desempenho do protagonismo juvenil
e à participação social,
·
Promover
a cultura da paz pelo desenvolvimento de atitudes de auto respeito, respeito
mútuo, solidariedade, justiça e diálogo.
As matrizes curriculares
foram complementadas com espaços destinados ao desenvolvimento de oficinas,
especialmente instituídas para a vivência de atividades de natureza prática,
inovadora, integrada às temáticas, conhecimentos e saberes já interiorizados ou
não pelos alunos. Assim, as oficinas curriculares devem estar articuladas aos
planos de ensino dos diferentes professores, cujas prioridades estarão
asseguradas na proposta pedagógica elaborada pela equipe escolar, em
cumprimento da função social da escola que visa à formação de pessoas aptas a
exercerem sua plena cidadania.
Fonte:
https://ava.uninove.br/seu/SEUEAD/EAD0001/SEU_EAD0006.php? ( Aula 9 do AVA)
Postagem de Yasmim de Arruda
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