quinta-feira, 12 de maio de 2016

O Programa Escola de Tempo Integral de São Paulo

Apresentar o programa de escola de tempo integral de São Paulo




 Em dezembro de 2005 foi instituído o Projeto da Escola de Tempo Integral na rede Estadual de Ensino de São Paulo por meio da Resolução SEE/89, de 09 de dezembro de 2005 que estabelece no seu artigo primeiro:  Fica instituído o Projeto Escola de Tempo Integral com o objetivo de prolongar a permanência dos alunos de ensino fundamental na escola pública estadual, de modo a ampliar as possibilidades de aprendizagem, com o enriquecimento do currículo básico, a exploração dos temas transversais e a vivência de situações que favoreçam o aprimoramento pessoal, social e cultural.
     No ano de 2006, foram implantadas mais de 500 Escolas de Tempo Integral (ETIs), no ensino fundamental da rede pública estadual.
     O Projeto Escola de Tempo Integral tem como objetivos:
 I - promover a permanência do educando na escola, assistindo-o integralmente em suas necessidades básicas e educacionais, reforçando o aproveitamento escolar, a autoestima e o sentimento de pertencimento;
II -   intensificar as oportunidades de socialização na escola;
III - proporcionar aos alunos alternativas de ação no campo social, cultural, esportivo e tecnológico;
IV - incentivar a participação da comunidade por meio do engajamento no processo educacional implementando a construção da cidadania;
V - adequar as atividades educacionais à realidade de cada região, desenvolvendo o espírito empreendedor.
     O Projeto prevê, inicialmente o atendimento às escolas da rede pública estadual de Ensino Fundamental, inseridas, preferencialmente, em regiões de baixo IDH - Índice de Desenvolvimento Humano - e nas periferias urbanas.
     Para fazer parte do projeto, as escolas precisam atender aos seguintes requisitos:
·         Espaço físico compatível com o número de alunos e salas de aula para funcionamento em período integral
·         Intenção expressa da comunidade escolar em aderir ao Projeto, aprovado em reunião do Conselho de Escola.
     As escolas que adotaram a proposta curricular das Escolas de Tempo Integral passaram a funcionar com a jornada de nove horas diárias, composta por disciplinas da Base Nacional Comum e por Oficinas Curriculares.
     Segundo as Diretrizes da escola de tempo integral: a Escola de Tempo Integral está assentada, na sua concepção filosófica, sobre um tripé que a fundamenta. O século XXI representa a Era da Informação e do Conhecimento. Para conduzir as novas gerações rumo a essa magnífica aventura, é necessário que desenvolvamos, junto aos alunos, projetos consistentes e que abordem três diferentes categorias de habilidades: cognitiva, social e emocional. (2006, p.5).
      Nesse sentido, o desenvolvimento dos conteúdos e das atividades propostas não deveria ser descontextualizado, limitado a “um conhecimento memorizado e vazio”. ( 2006,p.5).
      As Oficinas Curriculares foram incluídas com os seguintes objetivos:
·         Educar e cuidar da construção da imagem positiva do aluno,
·         Atender às diferentes necessidades de aprendizagem,
·         Promover o sentimento de pertinência e o desenvolvimento de atitudes de compromisso e responsabilidade para com a escola e com a comunidade, instrumentalizando-a com as competências e habilidades necessárias ao desempenho do protagonismo juvenil e à participação social,
·         Promover a cultura da paz pelo desenvolvimento de atitudes de auto respeito, respeito mútuo, solidariedade, justiça e diálogo.

     As matrizes curriculares foram complementadas com espaços destinados ao desenvolvimento de oficinas, especialmente instituídas para a vivência de atividades de natureza prática, inovadora, integrada às temáticas, conhecimentos e saberes já interiorizados ou não pelos alunos. Assim, as oficinas curriculares devem estar articuladas aos planos de ensino dos diferentes professores, cujas prioridades estarão asseguradas na proposta pedagógica elaborada pela equipe escolar, em cumprimento da função social da escola que visa à formação de pessoas aptas a exercerem sua plena cidadania.



Fonte:

https://ava.uninove.br/seu/SEUEAD/EAD0001/SEU_EAD0006.php? ( Aula 9 do AVA)





Postagem de Yasmim de Arruda


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